notícias

Veja o que há de novo

Notícias Recentes

Notícia

Projeto estimula a troca de livros e ensina a conscientização financeira

Publicado em 20 de abril

Na última segunda-feira (18), o Brasil comemorou o Dia Nacional do Livro Infantil e a Escola Lápis de Cor, em Natal, achou uma forma diferente de celebrar a data. A instituição estimulou a doação de títulos à escola pelos alunos do 1º ao 5º ano e, em troca, receberam réplicas de dinheiro. Foi uma venda de mentirinha.

A Feira do Troca-Troca, como foi batizada, estimula o revezamento de exemplares de livros e revistas. Rebeca Araújo, do 4º ano, vendeu 10 livros e faturou R$ 85 na moeda da escola. Dinheiro suficiente pra fazer a festa na Feria do Troca-Troca: “Eu já comprei 7 livros e revistas com esse dinheiro e vou ler tudo em um mês”.

Maria Aparecida Maia, de 9 anos, lucrou R$ 280 para a compra de livros: “Eu vendi 11 livros e estou comprando outros seis. Quero comprar mais e ler muito até o final do ano”. E é esse estímulo e amor pela leitura que o projeto pretende provocar nos alunos.

“Esse projeto tem como objetivo estimular as crianças a descobrirem novos títulos onde eles possam de fato se encantar com outras obras literárias. A ideia aqui é trocar os exemplares de casa pelos livros do colega, não tendo um gasto real. E como resultado, a gente vê a ansiedade das crianças em pegar um novo livro, que apesar de já ter sido usado pelo colega, pra elas é uma nova história. A professora, em sala, vai cobrar a recontagem dessas histórias e estimular o gosto pela leitura”; explica Priscila Navarro, coordenadora pedagógica do ensino fundamental da ELC.

Além do estímulo pela leitura, a feira tende a educar financeiramente as crianças. “Minha filha está na fase de conhecer a nossa moeda, o valor de coisas e aprender também o desapego dos bens materiais. A feira não só incentiva o hábito da leitura, mas também a educação financeira. Eu estou conferindo com ela o valor de cada livro, pra ela fazer a conta e saber se vai sobrar dinheiro e se vai dar pra comprar mais”, afirma a engenheira Poliana Ribeiro, mãe da Mariana, de 6 anos.

A Feria do Troca-Troca acontece na escola há três anos e faz parte do projeto de leitura da Lápis de Cor. “Quem ministra essa feira são os alunos do 4 e 5º ano, que administram o caixa e a transação do dinheiro. E são várias as situações que acontecem como, por exemplo, as crianças se deparam com pouco recurso disponível e, então, precisam repensar e avaliar a prioridade na compra”, finaliza a coordenadora da escola.

Matrículas

Saiba como matricular o seu filho na Lápis de Cor.

Ver informações de matrícula.
Agende sua visita

Quer conhecer a nossa escola? Escolha um horário e venha nos visitar.

Clique aqui e agende!

Diferenciais

Com uma proposta pedagógica focada no desenvolvimento integral da criança e com foco no afeto e no respeito à vida e à cidadania, a Escola Lápis de Cor vem
transformando a Educação Infantil no estado. Conheça os principais diferenciais da ELC: