Educação Infantil - Estágio II

(2 anos a 2 anos e 11 meses)

Últimas notícias

Habilidades na organização pessoal e cooperação:

  • Tomar atitudes diante de conflitos;
  • Autonomia para alimentar-se sozinho, tomar água e pedir para lavar as mãos;
  • Mostra cuidados com seu próprio material;
  • Reconhecer regras estabelecidas em sala.
  •  

    Habilidades Psicomotoras:

  • Familiarizar-se com imagem do próprio corpo;
  • Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para se expressar;
  • Apresentar equilíbrio corporal;
  • Explorar e utilizar movimentos de preensão, amassar, encaixe e lançamento de objetos diversos.
  •  

    Habilidades constitutivas do pensamento lógico-matemático:

  • Identificar cores, texturas, tamanhos e formas geométricas;
  • Reconhecer quantidades e relacioná-las aos números trabalhados;
  • Classificar objetos, manipular e explorar brinquedos, realizando associações como rolar, empilhar e encaixar;
  • Trabalhar conceitos matemáticos;
  • Atentar para o uso e função dos números;
  • Utilizar contagem oral de noções de quantidades, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas.
  •  

    Habilidades linguísticas e comunicativas:

  • Desenvolver a coordenação motora ampla e fina;
  • Despertar o interesse por estímulos sonoros, conseguindo identificar e localizar sons fortes e fracos;
  • Familiarizar-se com a escrita e no contato com livros.
  •  

    Habilidades socioafetivas:

  • Adaptar-se ao ambiente escolar e à rotina diária, demonstrando segurança;
  • Manter vínculo com professores, colegas e demais profissionais da escola;
  • Participar espontaneamente das atividades desenvolvidas;
  • Respeitar regras;
  • Reconhecer-se como membro de sua família.
  • Organizar seus materiais escolares e de uso pessoal;
  • Compartilhar objetos em atividades e brincadeiras.
  •  

    Habilidades construtivas das ciências sociais e naturais:

  • Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies de expressão e comunicação;
  • Explorar e manusear materiais como: tinta, água, areia, terra, argila, papelão, parede, chão, madeira, carimbo, lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras;
  • Ter cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes;
  • Ampliar o repertório histórico e cultural das crianças por meio de músicas, jogos e brincadeiras dos tempos de seus pais e avós;
  • Oportunizar o manuseio dos diversos órgãos sensoriais e suas funções como: a visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar para percepção do corpo e das interações que ele estabelece;
  • Nomear partes do corpo e algumas funções de forma contextualizada, por meio de situações reais e cotidianas.
  •  

    Diferenciais

    Com uma proposta pedagógica focada no desenvolvimento integral da criança e com foco no afeto e no respeito à vida e à cidadania, a Escola Lápis de Cor vem
    transformando a Educação Infantil no estado. Conheça os principais diferenciais da ELC: