Educação Infantil - Estágio V

(5 anos a 5 anos e 11 meses)

Últimas notícias

Habilidades nas Artes Visuais:

  • Interessar-se pelas próprias produções, pela de outras crianças e pelas diversas obras artísticas;
  • Produzir trabalhos de artes, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
  • Explorar e utilizar alguns elementos e procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.;
  • Explorar os espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos;
  • Organizar e cuidar dos materiais nos espaços físicos da sala;
  • Ter respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo.
  •  

    Habilidades Linguísticas e comunicativas:

  • Ampliação das possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais, escritos;
  • Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
  • Interessar-se por escrever textos e palavras ainda que de forma não convencional;
  • Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
  • Escrever o próprio nome sem modelos e na direção adequada;
  • Escolher livros e diversos portadores textuais para ler e apreciar;
  • Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa;
  • Participar de situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas ideias e pontos de vista;
  • Relatar experiências vividas e narração de fatos em sequência temporal e causal;
  • Recontar histórias, descrevendo personagens, cenários e objetos com ou sem a ajuda do professor;
  • Trabalhar a formação das palavras de forma contextualizada e significativa;
  • Estimular a produção textual, ainda que de formal não convencional, segundo seu nível de compreensão.
  •  

    Habilidades constitutivas do pensamento lógico-matemático:

  • Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
  • Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios;
  • Atribuir significados e estabelecer relações com base nas observações e experiências;
  • Utilizar sistema de contagem oral nas brincadeiras;
  • Utilizar noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas do cotidiano, estimulando o raciocínio lógico;
  • Estabelecer a relação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registro não convencional;
  • Identificar a posição de um objeto ou número em uma série, explicitando a noção de sucessor e antecessor.
  •  

    Habilidades constitutivas das Ciências sociais e naturais:

  • Demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, e manifestando opiniões próprias;
  • Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
  • Expor suas ideias e confrontá-las junto as de outras crianças;
  • Utilizar, com ajuda de adultos, diferentes fontes para buscar informações, como objetos, fotografias, documentário, relatos de pessoas, livros, mapas, etc.
  • Realizar a leitura e interpretação de registros, como desenhos e fotografias;
  • Participar de eventos culturais promovidos pela escola;
  • Conhecer o modo de viver, ser e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado;
  • Identificar papéis de alguns grupos sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição;
  • Utilizar imagens, relatos e qualquer outro tipo de registro para observar as mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo com ajuda de um adulto;
  • Valorizar as atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
  • Adotar cuidados no uso de objetos do cotidiano, relacionados à segurança e prevenção de acidentes e à conservação;
  • Ter conhecimento dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio da sua criação e cultivo;
  • Conhecer espécies da fauna e da flora brasileira e mundial;
  • Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
  • Ter percepção dos cuidados com o corpo, com a prevenção de acidentes e com a saúde de forma geral, valorizando as atitudes relacionadas ao bem-estar individual e coletivo.
  •  

    Habilidades psicomotoras:

  • Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
  • Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento;
  • Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos;
  • Desenvolver mais atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo;
  • Fazer a utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em brincadeiras;
  • Participar de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, - Valorizar suas conquistas corporais;
  • Manipular matérias, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
  •  

    Habilidades Socioafetivas:

  • Tratar bem os colegas e professores, mostrando-se adaptado ao grupo;
  • Participar dos eventos escolares;
  • Respeitar e reconhecer as regras construídas pelo grupo (combinados);
  • Reconhecer a importância de uma boa alimentação;
  • Compartilhar objetos em atividades e brincadeiras;
  • Usar expressões de cortesia com todo o grupo;
  • Mostrar-se cooperativo na arrumação da sala de aula e sua manutenção de limpeza.
  •  

    Diferenciais

    Com uma proposta pedagógica focada no desenvolvimento integral da criança e com foco no afeto e no respeito à vida e à cidadania, a Escola Lápis de Cor vem
    transformando a Educação Infantil no estado. Conheça os principais diferenciais da ELC: