Esportes

Para uma vida saudável

Últimas notícias

NATAÇÃO MGB – Metodologia Gustavo Borges

As aulas de natação na Lápis de Cor seguem a Metodologia Gustavo Borges (MGB), projeto desenvolvido pelo medalhista olímpico Gustavo Borges, que descreve, pedagogicamente, as práticas para ensino e treinamento da natação.

A metodologia oferece a padronização e sistematização de todos os processos de ensino da natação, respeitando a individualidade dos alunos. O objetivo é trabalhar com um programa de aulas específicas para cada nível (idade), através de um sistema de avaliação baseado no desenvolvimento das habilidades aquáticas de cada criança. Os alunos serão motivados através do aprendizado lúdico e da mudança da cor da touca nas passagens de nível.

Os critérios de divisão de nível levam em consideração a maturidade de acordo com a idade da criança e as habilidades aquáticas desenvolvidas por ela, como sobrevivência dentro d’água, adaptação ao meio líquido, entre outras.

A Metodologia Gustavo Borges é resultado do conhecimento e experiência acumulados nos mais de 20 anos de carreira do ex-nadador e chega à Lápis de Cor para crianças a partir dos 6 meses.

 

 

FUTEBOL

Na etapa de crescimento, as crianças desenvolvem condições ideais para treinar a habilidade. A partir dos 4 anos, a maioria das crianças está preparada para dar seus primeiro passos no futebol. Adaptam-se aos movimentos e podem apresentar melhor coordenação. Bem controlado e com uma adequada preparação, este esporte pode contribuir com grandes benefícios:

- Aumentar a potência muscular das pernas
- Melhora a capacidade cardiovascular
- Estimula a velocidade de reação, a coordenação motora e a visão periférica
- Aumenta a potência do salto
- Oxigena o sangue

* O futebol é oferecido a partir do Estágio IV.

GR

A Ginástica Rítmica (GR) é um esporte visualmente bonito, que combina música, movimentos harmoniosos e as habilidades das atletas com os aparelhos utilizados nas coreografias, tais como arcos, bolas, macas e cordas. Veja as capacidades desenvolvidas por meio desse esporte:
 
- Estimula o trabalho em grupo
- Estimula a expressão corporal e artística
- Melhora o condicionamento Físico
- Fortalece a musculatura
- Melhora a flexibilidade e a coordenação motora
 
* O ginástica rítmica é oferecida a partir do Estágio V.

 

JUDÔ

Defesa pessoal. Esse é o principal objetivo do judô. Uma arte sutil e eficiente que, atualmente, já faz parte da cultura universal.
O judô exercita a capacidade física e mental do atleta, desenvolve a interação entre o corpo e o espírito e aumenta o autodomínio.
 
* Judô é oferecido a partir do Estágio III.

 

KARATÊ

Esporte que beneficia a saúde física da criança e influencia no desenvolvimento emocional, mental e intelectual.
No karatê, as crianças trabalham o comportamento e aprendem noções de respeito e companheirismo.
Dentre os benefícios, melhora a concentração, o equilíbrio nervoso, flexibilidade, e coordenação motora, além de desenvolver os aspectos motores, cognitivos e afetivos.
 
* O karatê é oferecido a partir do Estágio IV.

 

Ballet

Um esporte que promove saúde, amplia os conhecimentos culturais e ajuda no desenvolvimento da personalidade da criança. Na Lápis de Cor, o ballet é trabalhado junto à criatividade motora, corporal e intelectual da criança, através de exercícios de memória e de composição coreográfica. Além da flexibilidade, o esporte também ajuda no preparo físico (facilitando a perda de peso, melhorando o condicionamento e modelando o corpo), no controle motor, coordenação, rítmo e alinhamento postural.

 

O ballet é oferecido em nossa escola como uma atividade física, lúdica, educativa, sociabilizante e terapêutica, sem perder sua função como arte. Por ser uma atividade em grupo, proporciona vivenciar experiências coletivas, necessárias ao desenvolvimento pessoal da criança.

* O ballet é oferecido a partir do Estágio III.

 

 

 

XADREZ

O projeto de xadrez na escola se justifica por propiciar um melhor aproveitamento dos alunos nas disciplinas que exigem abstração. A prática do xadrez traz esse benefício por permitir o uso de elementos abstratos em um processo de ensino aprendizagem lúdico. Pesquisas mostram que esse esporte torna as crianças mentalmente mais hábeis (raciocínio lógico), aumenta do rendimento escolar, a concentração e a autoestima. 
 
* O xadrez é oferecido a partir do 1º ano do Ensino Fundamental (6 anos).

Diferenciais

Com uma proposta pedagógica focada no desenvolvimento integral da criança e com foco no afeto e no respeito à vida e à cidadania, a Escola Lápis de Cor vem
transformando a Educação Infantil no estado. Conheça os principais diferenciais da ELC: