notícias

Veja o que há de novo

Notícias Recentes

Nutrição

Alimentação saudável na escola: o que você precisa saber

Publicado em 13 de fevereiro

Vários estudos mostram que uma alimentação saudável e equilibrada, além de melhorar a saúde, promove também melhor desenvolvimento no processo de aprendizagem. Pensando em promover o melhor para nossas crianças, a Escola Lápis de Cor conta com ações voltadas à aquisição de bons hábitos alimentares. Visando instruir e orientar melhor os pais quanto à alimentação infantil, o serviço de nutrição preparou este manual de orientações com as dúvidas mais frequentes. A nutricionista Izabelle Oliveira é a responsável pela implementação do Programa de Nutrição na Escola Lápis de Cor.

 

- O que é o Programa de Nutrição?

Vários estudos mostram que uma alimentação saudável e equilibrada, além de melhorar a saúde, promove também melhor desenvolvimento no processo de aprendizagem. Pensando em promover o melhor para nossas crianças, a Escola Lápis de Cor conta com ações voltadas à aquisição de bons hábitos alimentares. O programa de nutrição existe há 20 anos e conta com a presença da nutricionista que elabora e supervisiona toda a alimentação produzida na escola, além de promover a educação nutricional no ambiente escolar. O programa é permanente com ações que acontecem durante todo o ano. Parte desse trabalho pode ser acompanhado na exposição pedagógica do programa de nutrição.

A seguir algumas dúvidas e orientações mais frequentes.

1 - O que é alimentação saudável?

É aquela que inclui todos os tipos de alimentos. Além de ser preparada com higiene, deve ser consumida em quantidades suficientes e em intervalos regulares para garantir as necessidades do seu organismo.

2 - Quais alimentos são prejudiciais à criança?

- Refrigerantes são alimentos sem valor nutritivo, favorecem as gastrites e apresentam grandes quantidades de açúcar. Prejudicam a absorção do ferro e do cálcio, que são minerais importantes para o sangue, ossos e dentes;
- salgados industrializados possuem alto teor de gordura e sal, contribuem para a obesidade e para elevar a pressão arterial;
- balas, pirulitos, chicletes são produtos com grandes quantidades de açúcar e sem vitaminas e minerais, interferem no apetite, favorecem o aparecimento de cáries e da obesidade;
- sucos artificiais possuem elevados teores de corantes, conservantes e outras substâncias que podem desencadear alergias;
- frituras (coxinha, pastel, risole, batata frita) possuem alto valor calórico devido às gorduras, contribuem para o aumento de peso, doenças cardiovasculares e gastrites.

Portanto, evite o consumo tanto na escola quanto em casa e previna seu filho de várias doenças.

3 - Qual é a quantidade ideal de lanche para enviar à escola?

Deve ser o suficiente para complementar as refeições principais (almoço e jantar), grandes quantidades devem ser evitadas.

4 - É possível mandar o mesmo lanche todos os dias?

O lanche deve ter uma boa variedade para evitar a monotonia e a rejeição de alguns alimentos, além de diversificar os nutrientes e ampliar os hábitos alimentares.

5 - Quais os cuidados com a higiene da lancheira?

Para evitar o crescimento de bactérias e a proliferação de fungos, a garrafinha e o depósito devem ser lavados por partes, usando água e sabão todos os dias, colocando-os em solução clorada por 10 minutos. As frutas devem ser bem lavadas, assim como embalagens que tenham contato direto com o alimento, (por exemplo: embalagens tetrapack para achocolatados, leite e sucos).

6 - Como proceder com alimentos que necessitam de refrigeração?

As crianças da Educação Infantil devem transportar o suco ou outro produto refrigerado em lancheira térmica, devendo ser identificado com o nome da criança. Ao chegar à sala de aula, a professora o encaminhará para a refrigeração na cozinha da escola até o horário do lanche.

7 - Ao organizar a lancheira, o que não se deve esquecer?

Sempre uma fruta ou suco com algum acompanhamento, coloque garfo ou colher, guardanapo e toalhinha, todos os itens necessários para o lanche.

8- Meu filho não consegue comer sozinho, ele vai ficar sem comer?

A professora e as auxiliares ajudarão sempre que necessário, incentivando e estimulando para que a criança desenvolva suas habilidades e consiga se alimentar de forma satisfatória.

9- Quantas refeições a criança deve fazer diariamente?

A alimentação infantil deve ser fracionada em até 6 refeições diárias (desjejum, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia) para que os nutrientes estejam melhor distribuídos.

10 - Deixar de fazer uma delas tem algum problema?

A falta de uma dessas refeições pode prejudicar a concentração, o desenvolvimento e o rendimento escolar, além de dificultar o equilíbrio entre os nutrientes.

11 - Como são preparadas as refeições da escola?

As preparações seguem a orientação e supervisão da nutricionista, que inclui receitas variadas e nutritivas adaptadas ao público infantil. São valorizadas as frutas da época e muitas preparações são enriquecidas com folhosos e vegetais, como o feijão e as sopas, seguindo as bases da nutrição funcional, além dos cuidados com o uso de ingredientes e a forma de preparo dessas refeições, que possuem teores reduzidos de açúcar, gordura, sal, lactose, glúten e corantes.
Contamos com uma boa seleção de produtos, entre eles os alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos e mais ricos em nutrientes. Para isso, a escola vem investindo em produtos e utensílios que preservam e enriquecem as preparações, além de intensificar ainda mais os cuidados com a qualidade da alimentação, contando com o suporte técnico de uma assessoria de nutrição funcional e gastronômica.

12 - Parece impossível ficar longe das guloseimas, o que fazer?

Combine com seu filho e reserve um dia na semana para as guloseimas, se necessário. Dessa forma, os efeitos negativos destes alimentos ficam mais restritos. É a presença frequente e constante de alimentos saudáveis que solidificam a construção de hábitos saudáveis.

13 - Como é possível contribuir com a escola na construção de hábitos alimentares mais saudáveis?

Participe da campanha do Lanche Saudável, enviando frutas nos dias combinados, evitando os alimentos já citados. Colabore nas aulas de culinária, que são realizadas na cozinha pedagógica, envie receitas, promova umas aulinhas em casa... Organize os horários de refeições, não troque refeição por lanche, cuidado com as guloseimas... E, principalmente, seja um BOM EXEMPLO.

O sucesso da aquisição de bons hábitos alimentares possibilita saúde, bem-estar físico e mental. Além disso, depende da grande parceria ESCOLA-FAMÍLIA.


Estamos juntos em busca de saúde e qualidade de vida para todos.

Izabelle Oliveira – Nutricionista

Matrículas

Saiba como matricular o seu filho na Lápis de Cor.

Ver informações de matrícula.
Agende sua visita

Quer conhecer a nossa escola? Escolha um horário e venha nos visitar.

Clique aqui e agende!

Diferenciais

Com uma proposta pedagógica focada no desenvolvimento integral da criança e com foco no afeto e no respeito à vida e à cidadania, a Escola Lápis de Cor vem
transformando a Educação Infantil no estado. Conheça os principais diferenciais da ELC: