Apresentação

Proposta Pedagógica

Últimas notícias

 

“A criança é feita de cem. A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar, de jogar e de falar. Cem, sempre cem, modos de escutar as maravilhas de amar. Cem alegrias para cantar e compreender. Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar. Cem mundos para sonhar. A criança tem cem linguagens (e depois cem cem cem), mas roubaram-lhe noventa e nove”.

(Trecho de As Cem Linguagens da Criança, de Loris Malaguzzi).

 

Cada criança tem sua essência e “cem” maneiras de pensar, interagir, aprender e se desenvolver. A Escola Lápis de Cor estimula o desenvolvimento integral das crianças partindo de estratégias didático-pedagógicas, como a pedagogia da pergunta, formular e testar hipóteses, e sobretudo elaborar estratégias de soluções para dilemas de seu cotidiano. Nossas estratégias auxiliam os alunos a enfrentarem diferentes situações na sociedade. Isso é Lápis de Cor: Educação de excelência.

 

Apresentação

 

A Escola Lápis de Cor é referência em educação desde 1990 e mantêm-se em constante inovação pedagógica atrelada às teorias mais recentes do âmbito educacional – isso sem perder de vista os princípios filosóficos e os valores que solidificam a boa convivência das crianças em sua formação básica.

 

Somos uma instituição que compreende a criança como um ser único, com necessidades individuais, semelhanças e diferenças respeitadas e que estimula todo o grupo para se desenvolver integralmente. Criamos oportunidades de problematizar situações, realizar experiências para novas aprendizagens e, assim, descobrir novas ideias e novos saberes.

 

Os alunos vivenciam inúmeras situações no dia a dia escolar, com estímulos no desenvolvimento da língua e da linguagem, na área tecnológica, nos esportes, nas artes (cênica e musical), culinária (que ativa os cinco sentidos), e sobretudo o lúdico, que está presente em todas atividades, permeando temas integradores e facilitadores de compreensão e conhecimento de mundo.

Espaços de Aprendizagem: onde tudo acontece

 

Salas de Aula

Uma sala de aula bem estruturada faz a diferença no processo de ensino-aprendizagem. Um dos nossos diferenciais é possuir salas de aula com mobília adequada à faixa etária da criança, garantindo que ela esteja na postura correta, com conforto físico. No Ensino Fundamental, as salas contam com outro diferencial: uma funcionalidade em 360º, com painel multifuncional, lousa, recursos didático-pedagógicos, tecnologia e diversos materiais. Ambiente em que o aluno e o professor aprendem cotidianamente.

 

 

Brinquedoteca

Mais que diversão: essencial como complemento da aprendizagem. Para desenvolver uma educação de qualidade é preciso estimular a prática do brincar. Na Escola Lápis de Cor, os alunos utilizam os brinquedos de forma lúdica e, principalmente, como mais um recurso da atividade pedagógica.

 

Na brinquedoteca a criança aprende e representa a aprendizagem ao se expressar e participar das atividades com os colegas.

 

 

Vivência psicomotora e sensorial

Nos primeiros anos de vida, a criança utiliza o corpo para expressar seus desejos, emoções, conceitos, procedimentos e atitudes. Na Escola Lápis de Cor, trabalhamos a psicomotricidade e os sentidos sensoriais para que as crianças desenvolvam-se integralmente.

 

Em ambientes pensados para promover atividades de coordenação motora ampla e fina, a criança é levada a desenvolver a musculatura corporal e adquirir habilidades como ritmo, equilíbrio e lateralidade, além da atenção, percepção, concentração e memória, capacidades imprescindíveis para o desenvolvimento da leitura e da escrita.

 

 

Ateliê

A criança tem a capacidade de ampliar sua cultura mediante observação e representação da realidade. Para isso, entre tantos espaços, o Ateliê soma mais um ambiente para imaginar, criar, inovar, refletir, criticar e se soltar, tendo o lúdico como estratégia para colorir e encantar.

 

Nesse universo, a criança é instigada a se expressar por meio de diferentes linguagens. Diferentes materiais são disponibilizados para que as crianças desenhem, pintem, representem, cantem, contem, encantem e se encantem.

 

 

Espaço Literário

Desenvolver o interesse pela leitura em plena era digital é um grande desafio. Aqui, estimulamos esse hábito desde o Berçário, de maneira objetiva: deixamos sempre os livros ao alcance e à disposição de nossos alunos. Sabemos que ler um livro pode transformar uma pessoa, torná-la mais crítica, reflexiva, imaginativa e criativa. É por isso que o Espaço Literário é uma das nossas maiores referências. É onde os alunos se tornam protagonistas de um universo que não conseguimos tocar com as mãos: a fantasia. É lá onde eles leem, ouvem, contam e recontam as histórias, desenvolvendo a criatividade e despertando um mundo melhor.

 

 

Espaço Ipad

Na Lápis de Cor, criatividade e inovação são também palavras-chave. O Espaço iPad é um ambiente composto por tablets de última geração, que são utilizados pelas crianças para elaborar seus projetos, jogos, livros eletrônicos, entre tantas outras possibilidades para aprender a aprender.

 

 

Espaço Ciências

Ambiente de extensão da sala de aula, no Espaço Ciências a criança problematiza, formula, testa hipóteses e elabora estratégias de solução para diferentes situações-problema do cotidiano.

 

É um espaço elaborado para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, com materiais que viabilizam assimilação de conceitos, procedimentos e atitudes científicas.

 

 

Espaço Culinário

A educação nutricional está inserida na metodologia da nossa escola, compreendida e incorporada às atividades escolares como facilitadora da aprendizagem. A nutrição é apresentada de forma interdisciplinar, utilizando vários recursos como: palestras, aula de campo e cozinha experimental.

 

As refeições contam com a orientação e supervisão da nutricionista da escola, seguindo as bases da nutrição funcional, atendendo as necessidades nutricionais e promovendo a aquisição de bons hábitos alimentares desde os primeiros anos de vida da criança. As refeições são realizadas no Espaço Culinário, um local que também é usado para fins pedagógicos associados às vivências práticas como experimentações, degustações e manipulações de alimentos evidenciados de maneira lúdica e prazerosa, tornando a aprendizagem significativa.

 

 

Espaço Matemático

Esse é um dos espaços da escola que tem por princípio formar e desenvolver o pensamento lógico-matemático nas crianças, por meio do lúdico. Com materiais diferenciados, o Espaço Matemático constitui-se como um dos ambientes que fortalecem a proposta pedagógica da escola.

 

 

AMBIENTE EDUCATIVO E ACOLHEDOR

A nossa escola dispõe de pessoas que interagem umas com as outras, com respeito e ética, valorizando a boa convivência e estabelecendo vínculos sociais e afetivos com as crianças e as famílias. Acreditamos em uma educação que tem como base o fortalecimento emocional dos alunos Lápis de Cor, capaz de tornar o ambiente educativo, prazeroso, harmônico, com laços afetivos fortalecidos entre todos que fazem parte desta instituição.

 

 

EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI

Há 25 anos idealizamos uma proposta pedagógica onde o estudante é o foco, fazendo com que seja sujeito pensante e ativo no processo de ensino e aprendizagem. Aprender com o outro, prezar pelos valores instituídos pela família e disponibilizar oportunidades e vivências para aprender outra língua – o inglês – são uns dos nossos objetivos.

 

 

 

INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL

Desenvolver a inteligência emocional dos estudantes faz parte do nosso currículo. As crianças têm a oportunidade de serem estimuladas através de ferramentas que compõem o programa da Escola da Inteligência, que é baseada na teoria multifocal de Dr. Augusto Cury. A família também participa do programa com treinamentos focados nas discussões acerca da educação dos seus filhos, com respaldo psicológico e pedagógico.

 

A escola faz parte do programa da Escola da Inteligência desde a Educação Infantil (a partir dos 4 anos), agregando no seu currículo ações pedagógicas que auxiliam as crianças a aprenderem a conviver. Para isso, utilizamos ferramentas que são apresentadas, discutidas e praticadas a partir das séries iniciais. Temos o compromisso de trabalhar em conjunto com as crianças e seus familiares para juntos buscar alternativas eficazes para que os estudantes cresçam saudáveis emocionalmente e tenham qualidade de vida social, em prol do respeito e da ética cidadã.

 

 

CRIANÇAS À FRENTE DA MODERNIDADE

Entendemos que as crianças são nativas digitais e não podemos dissociar essa realidade da escola. A prática pedagógica, auxiliada a recursos digitais, dá possibilidades à criança imergir no mundo virtual com o propósito de “navegar” na internet para pesquisar e visualizar situações que permitem ter uma visão mais ampla de conceitos e de mundo.

 

 

Diferenciais

Com uma proposta pedagógica focada no desenvolvimento integral da criança e com foco no afeto e no respeito à vida e à cidadania, a Escola Lápis de Cor vem
transformando a Educação Infantil no estado. Conheça os principais diferenciais da ELC: