notícias

Veja o que há de novo

Notícias Recentes

Ensino

Troca de livros incentiva e estimula leitura

Publicado em 03 de novembro

Publicado no Jornal Tribuna do Norte, no dia 31 de outubro de 2015.

Desde o antigo Egito, o livro é o principal veículo de transmissão do conhecimento. E até hoje, tem um papel importante na formação intelectual de crianças e adultos. Preservando essa fonte de riqueza histórica e cultural, a Escola Lápis de Cor, em Natal, trabalha o projeto Ciranda de Leitura, que é desenvolvido com os alunos da Educação Infantil (1 a 5 anos). O projeto visa estimular o ato da leitura entre os alunos, com o acervo de livros da escola, através de uma troca.

“Os alunos levam um livro para casa e na semana seguinte trocam os livros com os colegas, de modo a compartilhar o que leram”, explica Luciana Fortunato, coordenadora pedagógica do ensino infantil.

O projeto Ciranda de Leitura é desenvolvido na Lápis de Cor desde 2007. Autora do projeto, a professora Íris Brito conta que o objetivo é fazer com que os alunos aperfeiçoem o gosto pela leitura e, através dela, transformem os momentos em família em aprendizado.

Protagonista
"No momento em que a criança leva o livro para casa, sabendo que terá que lê-lo, ela naturalmente chama o pai, a mãe, irmãos para ouvirem a história. Isso faz com que ela se sinta protagonista daquela contação. Dessa forma, a escola acaba trabalhando o pedagógico, no que diz respeito ao incentivo à leitura, e o social, por estar proporcionando momentos de integração", conta.

Papel familiar
Estimulados pelo ato de ler, Nicolas Moura e Maria Carolina Xavier, ambos com 5 anos, estão cada vez mais levando a experiência de leitura da escola para suas casas. Através do projeto, eles contam que estão transformando momentos em famílias em situações bem divertidas.

"Eu trago um livro para a escola e troco ele com um amigo. Quando chego em casa, ou eu leio a história que recebi para os meus pais, ou eles contam para mim", conta Nicolas. "Depois disso, eu escrevo o que entendi do livro do meu amigo, desenho e apresento aos meus colegas na sala de aula", afirmou.

Carolina diz que prefere que os pais leiam para ela. "Precisei viajar e ficar uns dias sem vir pra aula. Aí eu peguei três livros com os colegas para ler com meus pais durante a viagem. É engraçado demais ouvir eles contando", comentou.

Matrículas

Saiba como matricular o seu filho na Lápis de Cor.

Ver informações de matrícula.
Agende sua visita

Quer conhecer a nossa escola? Escolha um horário e venha nos visitar.

Clique aqui e agende!

Diferenciais

Com uma proposta pedagógica focada no desenvolvimento integral da criança e com foco no afeto e no respeito à vida e à cidadania, a Escola Lápis de Cor vem
transformando a Educação Infantil no estado. Conheça os principais diferenciais da ELC: